Circulo Biblico Atos dos Apóstolos (capitulo 3)

Pintura mais antiga do rosto de Paulo, encontrada nas catacumbas romanas

Um homem chamado Saulo

Saulo aparece discretamente no capitulo anterior, não há uma citação direta sobre Saulo ter ou atirado alguma pedra em Estevão, mas a sua participação como cúmplice é bem evidente.

Capitulo 8

Aqui a perseguição a comunidade dos Nazarenos fica declarada. O capitulo começa com Saulo e fica bem claro a posição dele assim como a dos judeus. A comunidade se dispersava por toda a região judéia. Filipe foi para uma cidade da Samaria (hoje temos certeza de que ele foi para Cesaréia)  lá um mago de nome Simão, famoso e rico tentou comprar os dons de profecia e cura dos apóstolos, e procurou Filipe primeiro para aderir a comunidade (se não pode vencê-lo junte-sa a ele ),depois com a chegada de Pedro e  João à cidade, e deles começarem a impor as mãos sobre aqueles que seriam apóstolos, ele ofereceu muito dinheiro, mas o discípulo não aceitou e ainda dispensou o mago. A riqueza muitas vezes faz com que os abastados pensem que estão acima de tudo e que seu dinheiro pode pagar até a fé e os dons dados pelo espírito santo. Existem hoje pessoas que se dizem “celebridades” que a todo momento evocam sua suposta importância, para tentarem algum tipo de vantagem ou humilhar algumas pessoas. Simão fazia parte destas pessoas, mas foi colocado no devido lugar por Filipe, Pedro e João. O capitulo 8 praticamente fala só de Filipe, e mostra sua sabedoria, deixando um pouco de lado os outros apóstolos. É interessante ver os prodígios dele e a conversão de um eunuco no fim do capitulo.

A Samaria não foi escolhida ao acaso para ser a 1ª a ser evangelizada, depois de Jerusalém. Existia um ódio muito grande entre judeus e samaritanos, mas Lucas diz que os samaritanos tem um bom espírito ( vide Lc 10,25-37;17,16-18), e quem foi enviado na frente foi Filipe que é helenista (judeu-cristão de língua grega), ou seja que tinha pouca coisa a ver com as tradições judias. Ele preparou o terreno para a chegada de Pedro e João. Se tivesse sido enviado um hebreu tradicional, talvez não tivesse conquistado tantos.

Capitulo 9

O circulo bíblico é uma reflexão que nos instiga a ler a Bíblia com uma visão aberta e conhecimentos de pormenores que não dispensam a leitura orante da palavra, mas ajuda em alguns quesitos para que se entenda e se possa transmitir este entendimento de uma maneira eficaz.

Pois bem. Chegamos a um capitulo quase que central dos Atos, aqui veremos o que acontece com Saulo, O próprio vai descrever estes fatos em suas epístolasGl 1,11-16; 1Cor 15,8-10; Fl 3,6-12, mas nota-se que o relato dele difere em muitos pontos do relato de Lucas, o que não deixa de ser óbvio pelo fato de Lucas ter ouvido falar e ele ter vivido a experiência. Vale a pena ler este capitulo e depois lermos as cartas citadas, vale como aprendizado, deveras valioso. Como acontece até hoje, quem conta aumenta um ponto.

Saulo deveria ter 27 anos quando trabalhava como perseguidor dos  cristãos. Era considerado pelo Sinédrio , pois perseguia cristãos bem distante de JerusaléImagem mais conhecida de São Paulom. Damasco ficava 220 Km de jerusalém.

Saulo = nome hebraico até o capitulo 13. Paulo= nome romano que servirá para que ele circule livremente por toda a Palestina e Judéia, lembrando que sua família comprou a cidadania romana, o que era comum entre os abastados da época. A mudança de nome ocorre no capitulo 13, e simboliza uma nova vida e o apostolado entre os cristãos. Pedro também mudara o nome. No At, Saulo é citado 12 vezes como perseguidor dos cristãos, talvez Lucas tenha tido a intenção de fazer um paralelo :12 tribos de Israel, 12 discipulos de Jesus, 12 perseguições antes da conversão.

Saulo é um judeu autêntico, que sempre defendeu com ardor os mandamentos da Torá. Sabemos que a maioria das religiões são focadas nas suas tradições, e que ensinam seus filhos os valores de cada preceito. Algo louvavél, que precisa ser feito, ante o ataque de outros meios de comunicação que tem ensinado valores deturpados para os jovens e crianças, e até alguns adultos, pregando a concorrência desleal, e a busca de um lucro em decorrência da desgraça do outro.

Saulo, assim como os judeus da época (talvez até hoje), esperava um rei messiânico, um messias grandioso que livraria a nação judaica do domínio romano, e não um messias que pregaria a paz e o amor ao próximo, e depois morreria de forma humilhante na cruz. É fácil notar que Judas Iscariotes também  pensava assim, e por isso mesmo entregou Jesus, na esperança de que os seguidores dele se revoltassem e libertassem o mestre.

Saulo era da cidade de Tarso.

Reinava naquela época o rei Herodes Agripa I, e ele mesmo pediu que Saulo fosse a Damasco, uma cidade que segundo as informações estava cheia de cristãos e capturasse os lideres.

Sai com um grupo de soldados do templo. A poucos quilômetros de Damasco, Saulo olha para o céu  parece ouvir algo e cai do cavalo. Cai cego. Diz que foi envolvido por uma luz tão forte como o sol e ouviu:

Saul, Saul! porque me persegues?                                                                        

Quem és, senhor?

Eu sou Jesus, a quem tu persegues! Levanta e entre na cidade. Lá te dirão o que fazer.

Os companheiros de Saulo, ouviram a voz, não viram a luz, e ficaram com medo. Ajudaram Saulo a entrar na cidade, e ficaram ali . Saulo tinha sido derrotado, não enxergava mais quem perseguir, recebia ordens e não as dava. seus comandados viram o poder de Jesus, ao derrotar sem nenhuma arma seu comandante. O mundo de Saulo agora era escuridão, a verdade que ele via se apagara e só quando a luz de Deus viesse ele conheceria um novo mundo. Aqui 1-29, Jesus mostra que perseguir a sua igreja é persegui-lo diretamente.

Durante 3 dias Saulo ficou cego, e não comeu nem bebeu nada. depois deste tempo chegou Ananias um apóstolo importante em Damasco e veio conversar com ele, impõe-lhe as mãos e curá-lo. Saulo converteu-se e foi batizado, provavelmente seus companheiros também, apesar de não haver o relato. Lucas aqui como  bom escritor que era faz um paralelo entre a cegueira de Saulo 93 dias sem ver a luz) e a morte de Jesus (3 dias até a ressurreição). Saulo fica 3 dias para ver a luz e ter uma vida nova, assim como Cristo.

Saulo começa a pregar em algumas sinagogas de Damasco, mas tem que fugir as pressas, pois os judeus iam matá-lo. Foge para Jerusalém, mas encontra dificuldades em ser acolhido. Lucas omite o fato de terem se passado 3 anos até que Saulo retornasse para Jerusalém (Gl 1, 16-24) e na realidade encontrou-se apenas com Pedro e Tiago. No relato dos At, Saulo se encontra com a comunidade reunida e enfrenta a desconfiança natural de todos. Aqui temos Barnabé como interlocutor e intercessor de Saulo, e apresentador dele aos principais discípulos. Mas isso não interfere em nada no valor do texto final. Saulo mais uma vez enfrentava um plano para assassiná-lo, e foi enviado para Cesaréia e depois para sua cidade natal, Tarso.

No final do capitulo 31-43, temos algumas ações de Pedro, e a constatação de que ele ficava circulando de cidade em cidade. Lucas descreve a cura de um paralítico em Lida e a ressurreição de uma mulher chamada Tábita, em Jope (cidade próxima de Lida) .

As contradições entre as declarações de Lucas, e o que Paulo vai escrever em algumas de suas cartas, são interessantes, mas não ao ponto de desqualificar o texto dos Atos.

O que há de mais importante na leitura orante dos Atos dos Apóstolos, é o fato de que as comunidades primitivas enfrentavam problemas como as comunidades cristãs atuais. Desde as opiniões diferentes quanto a questões de interpretação da mensagem de Jesus. Assim como naquela época temos os que fazem muito, e outros que não se importam tanto, assim como inveja de uns poucos das figuras de destaque.

Acompanhe os posts e perceba estas semelhanças.

Vale dizer que na edição 2110 de 8/7/2009 da Revista Veja, foi publicada uma reportagem que dizia :O Vaticano acredita ter encontrado, na 2ª maior basílica de Roma, os restos mortais do apóstolo Paulo, martirizado no século I.

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