Bíblia – Sagrada Escritura (CIC 101 – 141)

Série : Animo, uma nova catequese (Bíblia– Complemento 2) Transcrição do Catecismo da Igreja Católica 

Os números contidos no inicio de cada citação são os números do próprio Catecismo e servem para se localizar as citações e fazer referências.

“Omnis Scriptura divina unus liber est, et hic unus liber est Christus, “quia omnis Scriptura divina de Christo loquitur, et omn is Scriptura divina in Christo impletur”     ( Toda a Escritura divina é um único livro, e este
livro único é Cristo, já que toda Escritura divina fala de Cristo, e toda Escritura divina se cumpre em Cristo.)img_solar_2005_claudiopastro_catalogo_004_g

ARTIGO 3 – A SAGRADA ESCRITURA
I. CRISTO – PALAVRA ÚNICA DA SAGRADA ESCRITURA
101 Na condescendência de sua bondade, Deus, para revelar-se aos homens, fala-lhes em palavras
humanas: Com efeito, as palavras de Deus, expressas por línguas humanas, fizeram-se semelhantes à
linguagem humana, tal como outrora o Verbo do Pai Eterno, havendo assumido a carne da fraqueza
humana, se fez semelhante aos homens”.
102 Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, seu
Verbo único, no qual se expressa por inteiro:
“Lembrai-vos que é uma mesma a Palavra de Deus que está presente em todas as Escrituras, que é
um mesmo Verbo que ressoa na boca de todos os escritores sagrados; ele que, sendo no início Deus junto de
Deus, não tem necessidade de sílabas, por não estar submetido ao tempo.”
103 Por este motivo, a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, como venera também o Corpo do
Senhor. Ela não cessa de apresentar aos fiéis o Pão da vida tomado da Mesa da Palavra de Deus e do
Corpo de Cristo.
104 Na Sagrada Escritura, a Igreja encontra incessantemente seu alimento e sua força[fca8] , pois
nela não acolhe somente uma palavra humana, mas o que ela é realmente: a Palavra de Deus “Com efeito,
nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala”.

II. INSPIRAÇÃO E VERDADE DA SAGRADA ESCRITURA
105 Deus é o autor da Sagrada Escritura. “As coisas divinamente reveladas, que se encerram por
escrito e se manifestam na Sagrada Escritura, foram consignadas sob inspiração do Espírito Santo”
“A santa Mãe Igreja, segundo a fé apostólica, tem como sagrados e canônicos os livros completos
tanto do Antigo como do Novo Testamento, com todas as suas partes, porque, escritos sob a inspiração do
Espírito Santo, eles têm Deus como autor e nesta sua qualidade foram confiados à própria Igreja.”
106 Deus inspirou os autores humanos dos livros sagrados.. “Na redação dos livros sagrados, Deus
escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que,
agindo ele próprio neles e por meio deles, escrevessem, como verdadeiros autores, tudo e só aquilo que ele
próprio queria.”
107 Os livros inspirados ensinam a verdade. “Portanto, já que tudo o que os autores inspirados (ou
hagiógrafos) afirmam deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, deve-se professar que os livros da
Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro a verdade que Deus em vista de nossa salvação quis
fosse consignada nas Sagradas Escrituras.”
108 Todavia, a fé cristã não é uma “religião do Livro”. O Cristianismo é a religião da “Palavra” de
Deus, “não de uma palavra escrita e muda, mas do Verbo encarnado e vivo”. Para que as Escrituras não
permaneçam letra morta, é preciso que Cristo, Palavra eterna de Deus vivo, pelo Espírito Santo nos “abra o
espírito à compreensão das Escrituras”.

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III. O ESPÍRITO SANTO, INTÉRPRETE DA ESCRITURA
109 Na Sagrada Escritura, Deus fala ao homem à maneira dos homens. Para bem interpretar a
Escritura é preciso, portanto, estar atento àquilo que os autores humanos quiseram realmente afirmar e
àquilo que Deus quis manifestar-nos pelas palavras deles.
110 Para descobrir a intenção dos autores sagrados, há que levar em conta as condições da época
e da cultura deles, os “gêneros literários” em uso naquele tempo, os modos, então correntes, de sentir, falar e
narrar. “Pois a verdade é apresentada e expressa de maneiras diferentes nos textos que são de vários
modos históricos ou proféticos ou poéticos, ou nos demais gêneros de expressão.”
111 Mas, já que a Sagrada Escritura é inspirada, há outro princípio da interpretação correta, não
menos importante que o anterior, e sem o qual a Escritura permaneceria letra morta: “A Sagrada Escritura
deve também ser lida e interpretada com a ajuda daquele mesmo Espírito em que foi escrita”. O Concílio
Vaticano II indica três critérios para uma interpretação da Escritura conforme o Espírito que a inspirou
112 1. Prestar muita atenção “ao conteúdo e à unidade da Escritura inteira”. Pois, por mais diferentes
que sejam os livros que a compõem, a Escritura é una em razão da unidade do projeto de Deus, do qual
Cristo Jesus é o centro e o coração, aberto depois de sua Páscoa.
O coração de Cristo designa a Sagrada Escritura, que dá a conhecer o coração de Cristo. O coração
estava fechado antes da Paixão, pois a Escritura era obscura. Mas a Escritura foi aberta após a Paixão,
pois os que a partir daí têm a compreensão dela consideram e discernem de que maneira as profecias
devem ser interpretadas.
113 2. Ler a Escritura dentro “da Tradição viva da Igreja inteira”. Consoante um adágio dos Padres,
“Sacra Scriptura principalius est in corde Ecclesiae quam in materialibus instrumentis scripta a sagrada
Escritura está escrita mais no coração da Igreja do que nos instrumentos materiais. Com efeito, a Igreja leva
em sua Tradição a memória viva da Palavra de Deus, e é o Espírito Santo que lhe dá a interpretação
espiritual da Escritura (“…segundo o sentido espiritual que o Espírito dá à Igreja.
114 3. Estar atento “a anagogia da fé ” Por “anagogia da fé” entendemos a coesão das verdades
da fé entre si e no projeto total da Revelação.

Os SENTIDOS DA ESCRITURA
115 Segundo uma antiga tradição, podemos distinguir dois sentidos da Escritura: o sentido literal e o
sentido espiritual, sendo este último subdividido em sentido alegórico, moral e analógico. A concordância
profunda entre os quatro sentidos garante toda a sua riqueza à leitura viva da Escritura na Igreja.
116 O sentido literal. É o sentido significado pelas palavras da Escritura e descoberto pela exegese
que segue as regras da correta interpretação. “Omnes sensus fundantur super litteralem – Todos os sentidos
(da Sagrada Escritura) devem estar fundados no literal”.
117 O sentido espiritual. Graças à unidade do projeto de Deus, não somente o texto da Escritura,
mas também as realidades e os acontecimentos de que ele fala, podem ser sinais.
1. O sentido alegórico. Podemos adquirir uma compreensão mais profunda dos acontecimentos
reconhecendo a significação deles em Cristo; assim, a travessia do Mar Vermelho é um sinal da vitória de
Cristo, e também do Batismo.
2. O sentido moral. Os acontecimentos relatados na Escritura devem conduzir-nos a um justo agir. Eles
foram escritos “para nossa instrução” (1Cor 10,11)
3. O sentido anagógico. Podemos ver realidades e acontecimentos em sua significação eterna,
conduzindo-nos (em grego: “anagogé”; pronuncie “anagogué”) à nossa Pátria. Assim, a Igreja na terra é sinal
da Jerusalém celeste.
118 Um dístico medieval resume a significação dos quatro sentidos:
Littera gesta docei, quid credas allegoria, moralis quid agas, quo tendas anagogia.
A letra ensina o que aconteceu; a alegoria, o que deves crer; a moral, o que deves fazer; a
anagogia, para onde deves caminhar.
119 “É dever dos exegetas esforçar-se, dentro dessas diretrizes, por entender e expor com maior
aprofundamento o sentido da Sagrada Escritura, a fim de que, por seu trabalho como que preparatório,
amadureça o julgamento da Igreja. Pois todas estas coisas que concernem à maneira de interpretar a
Escritura estão sujeitas, em última instância, ao juízo da Igreja, que exerce o divino ministério e mandato do
guardar e interpretar a Palavra de Deus”
Ego vero Evangelio non crederem, nisi me catholicae Ecclesiae commoveret auctoritas.
Eu não creria no Evangelho, se a isto não me levasse a autoridade da Igreja católica”

IV O CÂNON DAS ESCRITURAS
120 Foi a Tradição apostólica que fez a Igreja discernir que escritos deviam ser enumerados lista
dos Livros Sagrados”. Esta lista completa é denominada “Cânon” das Escrituras. Ela comporta 46 (45, se
contarmos Jr e Lm juntos) escritos para o Antigo Testamento e 27 para o Novo Testamento.
Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio, Josué, Juizes, Rute, os dois livros de Samuel, os dois
livros dos Reis, os dois livros das Crônicas, Esdras e Neemias, Tobias, Judite, Ester, os dois livros dos
Macabeus, Jó, os Salmos, os Provérbios, o Eclesiastes (ou Coélet), o Cântico dos Cânticos, a Sabedoria, o
Eclesiástico (ou Sirácida), Isaías, Jeremias, as Lamentações, Baruc, Ezequie l, Daniel, Oséias, Joel, Amós,
Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias, para o Antigo Testamento; os
Evangelhos de Mateus, de Marcos, de Lucas e de João, os Atos dos Apóstolos, as Epístolas de São Paulo aos
Romanos, a primeira e a segunda aos Corintios, aos Gálatas, aos Efésios, aos Filipenses, aos Colossenses, a
primeira e a segunda aos Tessalonicenses, a primeira e a segunda a Timóteo, a Tito, a Filêmon, a Epístola
aos Hebreus, a Epístola de Tiago, a primeira e a segunda de Pedro, as três Epístolas de João, a Epístola de
Judas e o Apocalipse, para o Novo Testamento.

livros da bíblia

 

O ANTIGO TESTAMENTO
121 Antigo Testamento é uma parte indispensável da Sagrada Escritura. Seus livros são divinamente
inspirados e conservam um valor permanente, pois a Antiga Aliança nunca foi revogada.
122 Com efeito, “a Economia do Antigo Testamento estava ordenada principalmente para preparar
a vinda de Cristo, redentor de todos”. “Embora contenham também coisas imperfeitas e transitórias”, os livros
do Antigo Testamento dão testemunho de toda a divina pedagogia do amor salvífico de Deus: “Neles
encontram-se sublimes ensinamentos acerca de Deus e uma salutar sabedoria concernente à vida do homem,
bem como admiráveis tesouros de preces; nestes livros, enfim está latente o mistério de nossa salvação”
123 Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus. A Igreja sempre
rechaçou vigorosamente a idéia de rejeitar o Antigo Testamento sob o pretexto de que o Novo o teria feito
caducar (marcionismo).

O NOVO TESTAMENTO
124 “A Palavra de Deus, que é força de Deus para a salvação de todo crente, é apresentada e
manifesta seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento.” Estes escritos fornecem-nos a
verdade definitiva da Revelação divina. Seu objeto central é Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado, seus
atos, ensinamentos, paixão e glorificação, assim como os inícios de sua Igreja sob a ação do Espírito Santo.
125 Os Evangelhos são o coração de todas as Escrituras, “uma vez que constituem o principal
testemunho da vida e da doutrina do Verbo encarnado, nosso Salvador”.
126 Na formação dos Evangelhos podemos distinguir três etapas:
1. A vida e o ensinamento de Jesus. A Igreja defende firmemente que os quatro Evangelhos, “cuja
historicidade afirma sem hesitação, transmitem fielmente aquilo que Jesus, Filho de Deus, ao viver entre os
homens, realmente fez e ensinou para a eterna salvação deles, até o dia em que foi elevado”.
2. A tradição oral. “O que o Senhor dissera e fizera, os apóstolos, após a ascensão do Senhor,
transmitiram aos ouvintes, com aquela compreensão mais plena de que gozavam, instruídos que foram pelos
gloriosos acontecimentos de Cristo e esclarecidos pela luz do Espírito de verdade.”
3. Os Evangelhos escritos. “Os autores sagrados escreveram os quatro Evangelhos, escolhendo certas
coisas das muitas transmitidas ou oralmente ou já por escrito, fazendo síntese de outras ou explanando-as
com vistas à situação das igrejas, conservando, enfim, a forma de pregação, sempre de maneira a transmitirnos,
a respeito de Jesus, coisas verdadeiras e sincera. ”
127 O Evangelho quadriforme ocupa a Igreja um lugar único, como atestam a veneração que lhe
tributa a liturgia e o atrativo incomparável que desde sempre tem exercido sobre os santos: Não existe
nenhuma doutrina que seja melhor, mais preciosa e mais esplêndida que o texto do Evangelho. Vede e
retende o que nosso Senhor e Mestre, Cristo, ensinou com suas palavras e realizou com seus atos. É acima de
tudo o Evangelho que me ocupa durante as minhas orações; nele encontro tudo o que é necessário para
minha pobre alma. Descubro nele sempre novas luzes, sentidos escondidos e misteriosos.

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A UNIDADE ENTRE O ANTIGO E O NOVO TESTAMENTO
128 A Igreja, já nos tempos apostólicos, e depois constantemente em sua Tradição, iluminou a
unidade do plano divino nos dois Testamentos graças à tipologia. Esta discerne, nas obras de Deus contidas
na Antiga Aliança, prefigurações daquilo que Deus realizou na plenitude dos tempos, na pessoa de seu Filho
encarnado.
129 Por isso os cristãos lêem o Antigo Testamento à luz de Cristo morto e ressuscitado. Esta leitura
tipológica manifesta o conteúdo inesgotável do Antigo Testamento. Ela não deve levar a esquecer que este
conserva seu valor próprio de Revelação, que o próprio Nosso Senhor reafirmou. De resto também o Novo
Testamento exige ser lido à luz do Antigo. A catequese cristã primitiva recorre constantemente a ele.
Segundo um adágio antigo, o Novo Testamento está escondido no Antigo, ao passo que o Antigo é
desvendado no Novo “Novum in Vetere latet et in Novo Vetus patet”.
130 A tipologia exprime o dinamismo em direção ao cumprimento do plano divino, quando “Deus
será tudo em todos” (1 Cor 15,28), Também a vocação dos patriarcas e o Êxodo do Egito, por exemplo, não
perdem seu valor próprio no plano de Deus, pelo fato de serem ao mesmo tempo etapas intermediárias
deste plano.

V. A SAGRADA ESCRITURA NA VIDA DA IGREJA
131 “É tão grande o poder e a eficácia encerrados na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo
e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida
espiritual.” “É preciso que o acesso à Sagrada Escritura seja amplamente aberto aos fiéis.”
132 “Que o estudo das Sagradas Páginas seja, portanto, como que a alma da Sagrada Teologia.
Da mesma palavra da Sagrada Escritura também se nutre salutarmente e santamente floresce o ministério
da palavra, a saber, a pregação pastoral, a catequese e toda a instrução cristã, na qual deve ocupar lugar
de destaque a homilia litúrgica.”
133 A Igreja “exorta com veemência e de modo peculiar todos os fiéis cristãos… a que, pela
freqüente leitura das divinas Escrituras, aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo”(Fl 3,8). “Com efeito,
ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”.

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RESUMINDO
134 Omnis Scriptura divina unus liber est, et hic unus liber est Christus, “quia omnis Scriptura divina de
Christo loquitur, et omn is Scriptura divina in Christo impletur” – Toda a Escritura divina é um único livro, e este
livro único é Cristo, já que toda Escritura divina fala de Cristo, e toda Escritura divina se cumpre em Cristo.
135 “As Sagradas Escrituras contêm a Palavra de Deus e, por serem inspiradas, são
verdadeiramente Palavra de Deus. “
136 Deus e o autor da Sagrada Escritura inspirar seus autores humanos; age neles e por meio dele.
Fornece assim a garantia de que seus escritos ensinem sem erro a verdade salvífica.
137 A interpretação das Escrituras inspiradas deve antes de tudo estar atenta àquilo que Deus quer
revelar por intermédio dos autores sagrados para nossa salvação. O que vem do Espírito só é plenamente
entendido pela ação do Espírito.
138 A Igreja recebe e venera como inspirados os 46 livros do Antigo e os 27 livros do Novo
Testamento.
139 Os quatro Evangelhos ocupam um lugar central, já que Cristo Jesus é o centro deles.
140 A unidade dos dois Testamentos decorre da unidade do projeto de Deus e de sua Revelação. O
Antigo Testamento prepara o Novo, ao passo que este último cumpre o Antigo; os dois se iluminam
reciprocamente; os dois são verdadeira Palavra de Deus.
141 “A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras da mesma forma como o próprio Corpo do
Senhor”: ambos alimentam e dirigem toda a vida cristã. “Tua Palavra é a lâmpada para meus pés, e luz
para meu caminho” (Sl 119,105)(120).

 

9788515021529

Texto copilado na integra do Catecismo da Igreja Católica

 

Online: Vatican.va (Archive Cathechism) Oficial

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