Sacramentos e o jeitinho que atrapalha

10-1

Nós brasileiros (nem todos é claro) temos uma filosofia que poderia até ser boa se constantemente não fosse utilizada para”burlar” alguma regra. É o chamado “jeitinho brasileiro”.
Pois bem, algo que me incomoda é quando esse  “jeitinho” é usado na igreja. Porque falo isso?
Porque muitas pessoas querem receber alguns sacramentos mas não querem passar por algumas etapas importantes.
Vou dar um exemplo clássico:
O casal quer casar na igreja, então eles marcam o casamento, preparam a festa e correm para a igreja para marcar o grande  dia. Ai eles descobrem que para se casar na Igreja Católica é necessário ter recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma ( nesta ordem), mas de repente apenas um dos noivos já recebeu todos os sacramentos e o outro não. Ao invés de procurarem entrar na catequese e receber os sacramentos, o casal tenta usar o jeitinho. Pressionando a secretaria, o padre … Tentando usar uma justificativa para não passarem pela catequese ou de algum curso preparatório.
Falam que não sabiam da regra (não sei como se são católicos), que já marcaram a festa, viagens, que os padrinhos já vão vir de longe, que alguém importante da família está morrendo e como último desejo quer ver o casamento, etc…
Ai vem o erro ds igreja (que na minha opinião só atrapalha) e alguns padres liberam o recebimento do Sacramento do Matrimônio.
Penso eu que se a pessoa é realmente católica ela deve respeitar e seguir a lei da igreja, afinal existe o Código de Direito Canônico para isso.
A maioria das pessoas acham que a Igreja Católica não tem regras, mas não é verdade.
Muitos estão procurando um suposto glamour na cerimônia na igreja e sequer entendem o porque de cada ato da celebração. Isso deveria ser entendido com a participação em uma formação na catequese.
Esse problema é o mesmo quando a pessoa quer o sacramento do Batismo e até do Sacramento da Confirmação (Crisma).
Eu tenho como convicção que ou a pessoa assume a igreja que diz participar ou não sejam abertas exceções.
Ou é católico ou não é.
Turistas da fé tem aos montes
Se a pessoa não se apropria da importância das regras da igreja, ela nunca vai entender que o sacramento é para sempre.

images (7)
É o que costumo chamar de Católico da Foto, aquele que está mais preocupado com as fotografias (ou o vídeo) das cerimônias do que com o verdadeiro sentido daquele momento em que se recebe um sacramento. Está pensando no churrasco ou almoço que preparou, na cerveja que vai tomar e nem sequer observa cada gesto do rito, cada fala, cada significado bonito de cada ato dentro da missa.
Está na hora (já passou da hora aliás) da Igreja adotar a postura de separar o joio do trigo. A pergunta tem que ser direta: Quer isso?
Então o caminho é esse.
Essas mesmas pessoas que querem sempre pular etapas para se favorecerem (na verdade estão apenas se enganando) na verdade não tem compromisso com a igreja e a qualquer momento já mudam de religião, e o engraçado é que uma vez em outra religião seguem a risca todas as normas da nova igreja e ainda saem dizendo que só naquele momento é que encontraram Jesus, quando na verdade Jesus sempre esteve ao seu lado, mas a pessoa se fazia de surda. Saem dizendo que a Igreja Católica é uma bagunça, que não tem lei. Justa mente porque alguém permitiu que essa pessoa burlasse uma regra apenas para não “magoar” este.
Mas todas as vezes que um padre ou alguém da igreja libera alguém para receber um sacramento pulando etapas o estrago é ainda maior pois assim todos vão achar que realmente a igreja é uma bagunça. Mas não é e não deveria ser.Conheço um monte de gente que recebeu os sacramentos na igreja, justamente pulando etapas importantes e pouco tempo depois já estava em outra igreja renegando aquilo que recebeu (sem compreender é claro) e se sujeitando a ser propagandista contra a igreja Católica, sem ao menos saber o que está dizendo.

hqdefault (1)

Então o que penso é que:

Se é para ser católico que seja de verdade. Siga as regras, os costumes e os dogmas. Se não é para ser assim pode levar sua “fé” de fachada para outro lugar.

Eu continuo rezando para que isso mude.

fazmim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s